Confira a Jornada da Eco Cultural:

2023
Outubro de 2023
Execução de atividades e mobilização de Empreendedores
Stand da ADESAMPA na Feira do Empreendedor - SEBRAE 2023

Nos dias 16/10/23 à 19/10/23, por meio da parceria da Eco Cultural com a ADE SAMPA, estivemos na produção do maior evento de empreendedorismo do país: A Feira do Empreendedor Sebrae 2023.

A Eco Cultural foi responsável por planejar e organizar a programação do Espaço TEIA dentro do Stand da Cidade de São Paulo, ofertando para os participantes do evento palestras de assuntos diversos que fazem parte do mundo do empreendedorismo.

Ao todo realizamos 12 palestras, sendo 3 em cada dia, contemplando um público total de 307 pessoas.

Julho de 2023
Produção - 4ª Feira de artes e Gastronomia da Freguesia do Ó
4ª Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó

A Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó é evento oficial no Calendário Turístico da capital de São Paulo, de acordo com a Lei nº 17.736/ 12 de jan. de 2022, e conta com 4 edições desde 2018.

A 4ª Edição da Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó abordou o tema Cooperativismo e Economia Criativa, celebrando também a Semana Municipal do Cooperativismo.

Junho de 2023
Feira de Adoção em Parceria com a Universidade de São Paulo
Feira de adoção peteca

A Eco Cultural, em parceria com alunos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), colaborou com a realização da "Feira de Adoção PETECA", através da mobilização de empreendedores para serem atrações do evento, além de doações.

Maio de 2023
Palestra gratuita para alunos da ETEC Jd. Paulistano
Palestra "O Mundo do Vestibular"

Um projeto da Eco Cultural em parceria com a ETEC Jd. Paulistano, onde o Professor Alexandre Enéas Gobbis (Xandão) e Aline Silveira ministraram uma palestra sobre vestibulares e universidades. Este foi um projeto onde mostramos para alunos de escola pública que é possível conquistar uma vaga em uma Universidade Pública. A palestra fez parte da programação do evento "Semana Paulo Freire".

Parcerias com CEU's, UBS's e outras entidades

Em 2023, firmamos parcerias com diversas entidades através dos TEIAs Taipas, Perus e Cachoeirinha. Dentre as principais parcerias, destacamos os CEU's, como o CEU de Taipas; UBS's, como  a UBS Elísio Teixeira Leite; Universidades, como a Universidade de São Paulo (ECA/USP) e a FAEP (Faculdade de Educação Paulistana); ETEC's, como a ETEC Paulistano e a ETEC Pirituba; ONGs, como a Estrela do Amanhã; entre outros.

2022
Agosto de 2022
Produção - Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó
3ª Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó

Essa 3ª Edição da Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó veio pra consolidar o sucesso das duas primeiras edições com o tema "Reduzir, Reutilizar e Reciclar", comemorando os 442 anos da Freguesia do Ó.

Um dos grandes desafios locais é o enfrentamento ao descarte irregular e inadequado de resíduos pela região. O próprio local escolhido para o evento tem um ponto viciado de descarte irregular de lixo. Portanto, propomos para o evento uma reflexão, chamando a atenção da população local para essa questão, ao mesmo tempo que discutimos alternativas, soluções e buscamos sensibilizar os frequentadores do evento e os atingidos pela sua divulgação de que não podemos mais conviver com o descarte irregular de resíduos.

Projeto DGRV Cooperativas

Melhoria da capacidade produtiva de cooperativas de São Paulo, em parceria com a Organização das Cooperativas da Alemanha - DGRV (Deutscher Genossenschafts- und Raiffeisenverband e.V.), FEPACOORE - Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem, Rede Sul de Cooperativas  e OCESP/SESCOOPSP - Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista de São Paulo.

Abril de 2022
Produção Feira Literária
Feira Literária 22+100 CCJ + TEIA Cachoeirinha

Evento realizado na região norte da Capital de São Paulo, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

A Feira contou com exposição e vendas de livros, histórias em quadrinhos, cordéis, entre outros conteúdos de diversos autores independentes.

Além disso, o evento contou com uma programação recheada de apresentações de sarau, músicas, teatro, performances e muito mais.

Janeiro de 2022
Lei nº 17.736/ 12 de jan. de 2022

Lei nº 17.736/ 12 de jan. de 2022 - Institui a Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó como evento oficial do Calendário Turístico da Cidade de São Paulo.

Maio de 2022
Produção - Festival Gastronômico
Festival Gastronômico da Virada Cultural na Freguesia do Ó
2021
Julho de 2021
Gestão Teia Perus
Inauguração do TEIA Perus

O Teia Perus iniciou suas atividades presenciais no dia 12 de julho de 2021 e conta com dois ambientes diferentes. 
O espaço, instalado dentro da Biblioteca Padre José de Anchieta, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo apoiar e impulsionar negócios de pequenos empreendedores do setor cultural.
A Eco Cultural geriu o espaço até novembro de 2023.

Julho de 2021
Gestão Teia Cachoeirinha
Inauguração dos TEIA Cachoeirinha

O Teia Cachoeirinha foi inaugurado no dia 20 de julho de 2021, os frequentadores são profissionais autônomos e universitários em busca de um local confortável para trabalhar. Realizamos aqui, atividades voltadas ao meio do empreendedorismo criativo e periférico.
O espaço é localizado dentro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
A Eco Cultural geriu o espaço até novembro de 2023.

Junho de 2021
Festival Online
Festival de Arte Sustentável

Realizamos o Festival de Arte Sustentável de forma online, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

2020
Dezembro de 2020
Festa Literária Noroeste
1ª FLINO - Coorganização
1ª FLINO - Coorganização na Festa Literária Noroeste Virtual - 2020
Parceria em projetoscom a conatrec - Confederação Nacional das Cooperativas de Reciclagem

A CONATREC, Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis é uma entidade de natureza jurídica cooperativada de alcance nacional com o propósito de representar os catadores, bem como realizar parcerias e negócios socioambientais com empresas privadas, órgãos públicos (federais, estaduais e municipais) e entidades em geral, em benefício e para a profissionalização das cooperativas de reciclagem afiliadas em conformidade com a legislação vigente, em especial, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal.

Podcast Curadoria, Feiras Vitrine On-line

A pandemia nos levou a se adaptar, descobrir e experimentar com sucesso a execução de uma série de atividades que antes realizávamos presencialmente, para o formato virtual. Criamos a Feira Vitrine Online, os Podcasts, Workshops, entre outros.

Janeiro de 2020
Produção - Festival Gastronômico
Festival Gastronômico na Freguesia do Ó (Aniversário 466 anos de São Paulo)
2019
Novembro de 2019
Produção - Feira de Artes de Pirituba
14ª Feira de Artes e Gastronomia de Pirituba
Agosto de 2019
Produção - Festival
Festival Gran Reserva MRV

Festival Gastronômico da Grand Reserva Paulista - 2019, inaugurando condomínio residencial em Pirituba.

Junho de 2019
Produção - Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó
2ª Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó

A 2ª Edição da Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó, assim como sua primeira edição, foi marcada também pela celebração da Semana do Meio Ambiente.

O evento ofereceu uma variedade de atividades para todas as faixas etárias, incluindo música ao vivo, opções gastronômicas, exposições de artesanato, atrações divertidas e muito mais. Além disso, por meio de várias colaborações, disponibilizamos serviços gratuitos para o público presente, abrangendo áreas como cuidados de saúde, workshops de arte, práticas de reciclagem, performances teatrais, educação ambiental, exposições e outras iniciativas.

Maio de 2019
Gestão Teia Taipas
Inauguração TEIA Taipas

Inaugurada no dia 22 de maio de 2019, a unidade em Taipas foi o projeto piloto, sendo o primeiro coworking público do Município de São Paulo. São 4 anos de história, conectando pessoas, apoiando o desenvolvimento dos talentos locais e incentivando o protagonismo da periferia de São Paulo, por meio de encontros de networking, cursos, palestras e workshops.

O espaço é instalado dentro da Biblioteca Érico Veríssimo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

A Eco Cultural geriu o espaço até novembro de 2023.

Maio de 2019
Produção - Virada Gastronômica do Ó
Virada Gastronômica do Ó

Realização do Festival Gastronômico "Virada Gastronômica do Ó", parte da Virada Cultural da Cidade de São Paulo

Atualização do Logotipo

O logotipo atual foi criado em 2019, sendo um redesign do logotipo anterior, prezando o minimalismo.

2018
Junho de 2018
Produção - Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó
1ª Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó

A 1ª Edição da Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó foi marcada pela celebração da Semana do Meio Ambiente e, como não poderia deixar de ser, oferecemos a população da Freguesia e visitantes de outros bairros que compareceram ao nosso evento, uma série de atividades voltadas para esse fim.

Através de uma série de parcerias, promovemos atendimento gratuito à população frequentadora do evento nas áreas de saúde, apoio ao empreendedor, encaminhamento para vagas de trabalho, oficinas de artes, reciclagem, peças teatrais, educação ambiental, distribuição de composto orgânico, exposições, entre outras atividades.

Fevereiro de 2018
Produção - Feira de Artes de Pirituba
13ª Feira de Artes e Gastronomia de Pirituba
2017-14
PAPEA - Programa de Aperfeiçoamento Profissional e Educação Ambiental

Programa de Aperfeiçoamento Profissional e Educação Ambiental – PAPEA – Programa de formação e capacitação executado sob coordenação da Eco Cultural, Fepacoore e Cooperativa Crescer, visando a profissionalização da gestão administrativa e produtiva de Cooperativas de São Paulo e beneficiários em parceria com o poder público e iniciativa privada. Também envolveu a comunidade local com palestras e treinamentos para 40 professores de 10 das escolas rede pública da Zona Norte.

Programa Operação Trabalho Resíduos Sólidos (POT)

Programa Operação Trabalho: Resíduos Sólidos - 2014 e 2015 - Projeto com duração de 2 anos cujo objetivo principal foi a formação, treinamento e capacitação de 120 pessoas em situação socioeconômica vulnerável e para sócios cooperados de Cooperativas de Catadores.

2015
Cooperativa Esperança, Cidade Ocidental - GO

Consultoria técnica em produção, logística e cooperativismo para o Municipio Cidade Ocidental, em Goiás, na cooperativa Esperança.

2013
Plantando brincadeiras, colhendo consciência
Um programa de educação ambiental em parceria com a Jequiti.
2012
Constituição da Cooperativa Recicla Catanduva

Constituição e consultoria técnica para Cooperativa Recicla Catanduva

Cooperativa Amigos da Natureza na cidade de Olímpia - SP

Assessoria e Consultoria Técnica e constituição da Cooperativa Amigos da Natureza na cidade de Olímpia - SP, em parceria com a Fepacoore - Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem e Prefeitura Municipal de Olímpia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

2011-08
Foco na gestão e desenvolvimento da Cooperativa CRESCER

A Cooperativa CRESCER atende o tripé da sustentabilidade, solucionando questões sociais, econômicas e ambientais. Ela funciona até hoje em dois turnos e é referência na área no Brasil inteiro.

2007
Novembro de 2007
Produção - Feira de Artes de Pirituba
12ª Feira de Artes de Pirituba
2006
Dezembro de 2006
Produção - Feira de Artes de Pirituba
11ª Feira de Artes de Pirituba
Constituição da Cooperativa de Trabalho e Produção de Reciclagem CRESCER

Constituída pelo Eco Cultural em 2006, a Cooperativa de Reciclagem CRESCER, surgiu da necessidade que a região de Pirituba tinha de ter uma pessoa jurídica formada por empreendedores individuais organizados e legalmente constituídos numa cooperativa com a finalidade de coletar, segregar e comercializar materiais recicláveis, minimizando os impactos ambientais na disposição final dos resíduos sólidos.​

2005
Dezembro de 2005
Produção - Feira de Artes de Pirituba
10ª Feira de Artes de Pirituba
Festival Musical PIRITUBATUQUE
2003
Outubro de 2003
Produção - Feira de Artes de Pirituba
9ª Feira de Artes de Pirituba
Primeiro CD Virtual: Ecos do Brasil
Novo Logotipo

A partir de 2003, surgiu o logotipo que representa a arte e a sustentabilidade por meio dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar.

2002
Outubro de 2002
Produção - Feira de Artes de Pirituba
8ª Feira de Artes de Pirituba
2001
Outubro de 2001
Produção - Feira de Artes de Pirituba
7ª Feira de Artes de Pirituba
Abril de 2001
Produção - Feira de Artes
Feira de Artes Sesc Taubaté
CD - As águas vão rolar
2000
Outubro de 2000
Produção - Feira de Artes de Pirituba
6ª Feira de Artes de Pirituba
Junho de 2000
Produção - Evento Cultura em Reciclagem
Sesc Pompeia - Evento Cultura em Reciclagem
Janeiro à Fevereiro de 2000
Programa Permanente de Educação Ambiental
PPEA - Parque do Jaraguá
Livro Biota Jaraguá - Parceria com UFSCAR

Uma pesquisa de 1999 sobre fauna e flora do Parque Estadual do Jaraguá em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Instituto Florestal e Movimento Eco Cultural.

CD - Música para Reciclar
1999
CD - Cultura em Reciclagem
Outubro de 1999
Produção - Feira de Artes de Pirituba
5ª Feira de Artes de Pirituba
Programa de Visita Parque Estadual do Jaraguá

Cartilha de 1999 de educação ambiental produzida em parceria com o Instituto Florestal.

Setembro de 1999
Pico das Artes
Evento - Pico das Artes
CD - Mata Atlântica
Janeiro à Abril de 1999
Programa Permamente de Educação Ambiental
PPEA - Pq. São Domingos e Pq. do Jaraguá
Março de 1999
Lei nº 12.813/23 de março de 1999

Decreto que oficializa a Feira de Artes de Pirituba como evento Oficial do Calendário Turístico do Município de São Paulo, Lei nº 12.813/23 de março de 1999.

1998
CD - Liberdade de Expressão
4ª Feira de Artes de Pirituba
Programa de Enriquecimento Curricular e Vivencial
1997
CD - O que vou ser quando crescer
Gravadora Eco Cultural

Em 1997 nasce a gravadora da Eco Cultural, denominada "Movimento Records", onde serão lançadas produções musicais por meio de sete CD's.

Outubro de 1997
Produção - Feira de Artes de Pirituba
3ª Feira de Artes de Pirituba
Setembro de 1997
Produção - Feira de Artes da Vila Maria
1ª Feira de Artes da Vila Maria
Abril de 1997
Produção - Feira de Artes
Feira de Artes no EC Banespa
Fevereiro de 1997
Produção - Carnatuba
Carnatuba
1996
Dezembro de 1996
Produção - Arroz Feijão e Cultura
Arroz, Feijão e Cultura
Outubro de 1996
Produção - Feira de Artes de Pirituba
2ª Feira de Artes de Pirituba
Junho de 1996
Semana do Meio Ambiente
Semana do Meio Ambiente
Primeira Identidade Visual da Eco Cultural

No ano de 1996 surge a primeira identidade da Eco Cultural, definindo as cores que estão presentes até os dias de hoje.

1995
Outubro de 1995
Produção - Feira de Artes de Pirituba
1ª Feira de Artes de Pirituba

Onde tudo começou!