Criada pela Eco Cultural, a Feira de Artes de Pirituba vem crescendo a cada ano, tornando-se evento integrante do calendário turístico da Cidade de São Paulo, atraindo milhares de pessoas.
A Feira cria oportunidade de geração de renda e trabalho temporário para o empreendedor de artesanato e alimentação, abre espaço para que cantores, grupos musicais, de artes cênicas e entidades sem fins lucrativos divulguem seus traabalhos, além de proporcionar às comunidades da região a oportunidade de usufruir, gratuitamente, atividades culturais e de lazer em grande escala.
Conhecida a nível nacional, devido à participação de artesãos e músicos de vários pontos do Brasil, a Feira divulga o bairro e os parceiros da realização, sendo muito importante na fusão de nossa grande diversidade cultural.
Outra característica muito salutar do evento é que a Eco Cultural utiliza a grande visibilidade e ampla divulgação do evento, para atrelar ao projeto um tema que convide o público atingido para uma reflexão sobre questões importantes de nosso cotidiano, colaborando assim para a formação de uma população mais cidadã. Ex.: Liberdade de Expressão, Cultura em Reciclagem, Água Nossa de Cada Dia, ReciclArte, etc.
A Freguesia do Ó, através da sua Subprefeitura e lideranças locais, nos demandou realizar evento similiar ao de Pirituba, com os mesmos propósitos: gerar trabalho e renda para empreendedores de artesanato e gastronomia; promover entidades sem fins lucrativos, músicos e artistas; fomentar na região a cultura de rua e o gosto pela arte e a gastronomia; criar espaço comum de lazer e entretenimento para crianças, jovens, adultos e idosos; e, como não poderia deixar de ser, chamar a atenção da população para importantes questões ambientais.
Surge aí com grande sucesso, junto com a população local, a Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó – FAGÓ. Por ela já passaram as bandas Made In Brasil, Peixelétrico, Dom Paulinho Lima, Grupo Casa Nossa, Funk Como Le Gusta, entre outras grandes atrações.