Constituída pela Eco Cultural em 2006, surgiu a necessidade que a região de Pirituba tinha de ter uma pessoa jurídica formada por empreendedores individuais organizados e legalmente constituídos numa cooperativa com a finalidade de coletar, segregar e comercializar materiais recicláveis, minimizando os impactos ambientais na disposição final dos resíduos sólidos.
A Cooperativa Crescer atende o tripé da sustentabilidade, solucionando questões sociais, econômicas e ambientais.
A Eco Cultural, em parceria com Damha Urbanizadora, constituiu a Cooperativa de Reciclagem Recicla Catanduva e realizou assessorias técnicas em resíduos sólidos. Acompanhe abaixo todas as ações realizadas e registros:
1. Firmar parceria estratégica com a Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem – Fepacoore.
2. Capacitar pessoas para exercerem a função de agente ambiental e separador de resíduos sólidos recicláveis;
3. Realizar treinamento sobre os Conceitos, Fundamentos e Princípios do Cooperativismo;
4. Orientar e acompanhar a elaboração do Estatuto Social da Cooperativa;
5. Orientar e acompanhar a elaboração da Ata de Constituição e Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal;
6. Orientar e acompanhar o levantamento da documentação necessária para registro na Jucesp (Junta Comercial de São Paulo);
7. Treinamento / Palestra – Educação Ambiental voltada para a Coleta Seletiva. Substituído pela sugestão de layout produtivo;
8. Sugerir modelo de termo de cooperação técnica entre cooperativa e instituto Cáritas.
No ano de 2015, a Eco Cultural realizou uma consultoria técnica em produção, logística e cooperativismo para o Município Cidade Ocidental, em Goiás, na Cooperativa Esperança. Confira registros do momento:
Assessoria e Consultoria Técnica e constituição da Cooperativa Amigos da Natureza na cidade de Olímpia – SP, em parceria com a Fepacoore – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem e Prefeitura Municipal de Olímpia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Confira os registros:
A Eco Cultural, em parceria com a Organização das Cooperativas da Alemanha – DGRV (Deutscher Genossenschafts- und Raiffeisenverband e.V.), FEPACOORE – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem e Rede Sul de Cooperativas e OCESP/SESCOOPSP – Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista de São Paulo, realizou o projeto DGRV Cooperativas, com o propósito de melhoria da capacidade produtiva e aprimoramento da operação de cooperativas de São Paulo.
Para tal intuito, foram conduzidos estudos visando identificar áreas passíveis de melhoria contínua e aprimoramento de processos. Para este fim, foram utilizados indicadores de produção e logística como critérios de avaliação, visando mensurar o impacto sem a necessidade de investimentos financeiros adicionais em nenhuma das unidades envolvidas.
O estudo foi realizado em 4 centrais de triagem, com a colaboração da equipe de agentes ambientais (cooperados) da unidade, lideranças e equipe técnica e administrativa. Para cada uma das cooperativas, foram realizadas análises sobre suas características, aspectos administrativos, foi também efetuado um estudo de caso e apresentado uma proposta de ação. Confira as unidades participantes:
Bairro do Canindé, distrito do Pari, região central da capital paulista
Vila Andrade, bairro de Paraisópolis, zona sul da capital paulista
Bairro Parque Novo Mundo que pertence ao Distrito Vila Maria, na zona norte da capital paulista
Bairro Jardim Olímpia, zona oeste da capital paulista