Nos dias 16/10/23 à 19/10/23, por meio da parceria da Eco Cultural com a ADE SAMPA, estivemos na produção do maior evento de empreendedorismo do país: A Feira do Empreendedor Sebrae 2023.
A Eco Cultural foi responsável por planejar e organizar a programação do Espaço TEIA dentro do Stand da Cidade de São Paulo, ofertando para os participantes do evento palestras de assuntos diversos que fazem parte do mundo do empreendedorismo.
Ao todo realizamos 12 palestras, sendo 3 em cada dia, contemplando um público total de 307 pessoas.
A Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó é evento oficial no Calendário Turístico da capital de São Paulo, de acordo com a Lei nº 17.736/ 12 de jan. de 2022, e conta com 4 edições desde 2018.
A 4ª Edição da Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó abordou o tema Cooperativismo e Economia Criativa, celebrando também a Semana Municipal do Cooperativismo.
A Eco Cultural, em parceria com alunos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), colaborou com a realização da "Feira de Adoção PETECA", através da mobilização de empreendedores para serem atrações do evento, além de doações.
Um projeto da Eco Cultural em parceria com a ETEC Jd. Paulistano, onde o Professor Alexandre Enéas Gobbis (Xandão) e Aline Silveira ministraram uma palestra sobre vestibulares e universidades. Este foi um projeto onde mostramos para alunos de escola pública que é possível conquistar uma vaga em uma Universidade Pública. A palestra fez parte da programação do evento "Semana Paulo Freire".
Em 2023, firmamos parcerias com diversas entidades através dos TEIAs Taipas, Perus e Cachoeirinha. Dentre as principais parcerias, destacamos os CEU's, como o CEU de Taipas; UBS's, como a UBS Elísio Teixeira Leite; Universidades, como a Universidade de São Paulo (ECA/USP) e a FAEP (Faculdade de Educação Paulistana); ETEC's, como a ETEC Paulistano e a ETEC Pirituba; ONGs, como a Estrela do Amanhã; entre outros.
Essa 3ª Edição da Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó veio pra consolidar o sucesso das duas primeiras edições com o tema "Reduzir, Reutilizar e Reciclar", comemorando os 442 anos da Freguesia do Ó.
Um dos grandes desafios locais é o enfrentamento ao descarte irregular e inadequado de resíduos pela região. O próprio local escolhido para o evento tem um ponto viciado de descarte irregular de lixo. Portanto, propomos para o evento uma reflexão, chamando a atenção da população local para essa questão, ao mesmo tempo que discutimos alternativas, soluções e buscamos sensibilizar os frequentadores do evento e os atingidos pela sua divulgação de que não podemos mais conviver com o descarte irregular de resíduos.
Melhoria da capacidade produtiva de cooperativas de São Paulo, em parceria com a Organização das Cooperativas da Alemanha - DGRV (Deutscher Genossenschafts- und Raiffeisenverband e.V.), FEPACOORE - Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem, Rede Sul de Cooperativas e OCESP/SESCOOPSP - Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista de São Paulo.
Evento realizado na região norte da Capital de São Paulo, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.
A Feira contou com exposição e vendas de livros, histórias em quadrinhos, cordéis, entre outros conteúdos de diversos autores independentes.
Além disso, o evento contou com uma programação recheada de apresentações de sarau, músicas, teatro, performances e muito mais.
Lei nº 17.736/ 12 de jan. de 2022 - Institui a Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó como evento oficial do Calendário Turístico da Cidade de São Paulo.
O Teia Perus iniciou suas atividades presenciais no dia 12 de julho de 2021 e conta com dois ambientes diferentes.
O espaço, instalado dentro da Biblioteca Padre José de Anchieta, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo apoiar e impulsionar negócios de pequenos empreendedores do setor cultural.
A Eco Cultural geriu o espaço até novembro de 2023.
O Teia Cachoeirinha foi inaugurado no dia 20 de julho de 2021, os frequentadores são profissionais autônomos e universitários em busca de um local confortável para trabalhar. Realizamos aqui, atividades voltadas ao meio do empreendedorismo criativo e periférico.
O espaço é localizado dentro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
A Eco Cultural geriu o espaço até novembro de 2023.
Realizamos o Festival de Arte Sustentável de forma online, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A CONATREC, Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis é uma entidade de natureza jurídica cooperativada de alcance nacional com o propósito de representar os catadores, bem como realizar parcerias e negócios socioambientais com empresas privadas, órgãos públicos (federais, estaduais e municipais) e entidades em geral, em benefício e para a profissionalização das cooperativas de reciclagem afiliadas em conformidade com a legislação vigente, em especial, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal.
A pandemia nos levou a se adaptar, descobrir e experimentar com sucesso a execução de uma série de atividades que antes realizávamos presencialmente, para o formato virtual. Criamos a Feira Vitrine Online, os Podcasts, Workshops, entre outros.
Festival Gastronômico da Grand Reserva Paulista - 2019, inaugurando condomínio residencial em Pirituba.
A 2ª Edição da Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó, assim como sua primeira edição, foi marcada também pela celebração da Semana do Meio Ambiente.
O evento ofereceu uma variedade de atividades para todas as faixas etárias, incluindo música ao vivo, opções gastronômicas, exposições de artesanato, atrações divertidas e muito mais. Além disso, por meio de várias colaborações, disponibilizamos serviços gratuitos para o público presente, abrangendo áreas como cuidados de saúde, workshops de arte, práticas de reciclagem, performances teatrais, educação ambiental, exposições e outras iniciativas.
Inaugurada no dia 22 de maio de 2019, a unidade em Taipas foi o projeto piloto, sendo o primeiro coworking público do Município de São Paulo. São 4 anos de história, conectando pessoas, apoiando o desenvolvimento dos talentos locais e incentivando o protagonismo da periferia de São Paulo, por meio de encontros de networking, cursos, palestras e workshops.
O espaço é instalado dentro da Biblioteca Érico Veríssimo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
A Eco Cultural geriu o espaço até novembro de 2023.
Realização do Festival Gastronômico "Virada Gastronômica do Ó", parte da Virada Cultural da Cidade de São Paulo
O logotipo atual foi criado em 2019, sendo um redesign do logotipo anterior, prezando o minimalismo.
A 1ª Edição da Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó foi marcada pela celebração da Semana do Meio Ambiente e, como não poderia deixar de ser, oferecemos a população da Freguesia e visitantes de outros bairros que compareceram ao nosso evento, uma série de atividades voltadas para esse fim.
Através de uma série de parcerias, promovemos atendimento gratuito à população frequentadora do evento nas áreas de saúde, apoio ao empreendedor, encaminhamento para vagas de trabalho, oficinas de artes, reciclagem, peças teatrais, educação ambiental, distribuição de composto orgânico, exposições, entre outras atividades.
Programa de Aperfeiçoamento Profissional e Educação Ambiental – PAPEA – Programa de formação e capacitação executado sob coordenação da Eco Cultural, Fepacoore e Cooperativa Crescer, visando a profissionalização da gestão administrativa e produtiva de Cooperativas de São Paulo e beneficiários em parceria com o poder público e iniciativa privada. Também envolveu a comunidade local com palestras e treinamentos para 40 professores de 10 das escolas rede pública da Zona Norte.
Programa Operação Trabalho: Resíduos Sólidos - 2014 e 2015 - Projeto com duração de 2 anos cujo objetivo principal foi a formação, treinamento e capacitação de 120 pessoas em situação socioeconômica vulnerável e para sócios cooperados de Cooperativas de Catadores.
Consultoria técnica em produção, logística e cooperativismo para o Municipio Cidade Ocidental, em Goiás, na cooperativa Esperança.
Constituição e consultoria técnica para Cooperativa Recicla Catanduva
Assessoria e Consultoria Técnica e constituição da Cooperativa Amigos da Natureza na cidade de Olímpia - SP, em parceria com a Fepacoore - Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem e Prefeitura Municipal de Olímpia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
A Cooperativa CRESCER atende o tripé da sustentabilidade, solucionando questões sociais, econômicas e ambientais. Ela funciona até hoje em dois turnos e é referência na área no Brasil inteiro.
Constituída pelo Eco Cultural em 2006, a Cooperativa de Reciclagem CRESCER, surgiu da necessidade que a região de Pirituba tinha de ter uma pessoa jurídica formada por empreendedores individuais organizados e legalmente constituídos numa cooperativa com a finalidade de coletar, segregar e comercializar materiais recicláveis, minimizando os impactos ambientais na disposição final dos resíduos sólidos.
A partir de 2003, surgiu o logotipo que representa a arte e a sustentabilidade por meio dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar.
Uma pesquisa de 1999 sobre fauna e flora do Parque Estadual do Jaraguá em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Instituto Florestal e Movimento Eco Cultural.
Cartilha de 1999 de educação ambiental produzida em parceria com o Instituto Florestal.
Decreto que oficializa a Feira de Artes de Pirituba como evento Oficial do Calendário Turístico do Município de São Paulo, Lei nº 12.813/23 de março de 1999.
Em 1997 nasce a gravadora da Eco Cultural, denominada "Movimento Records", onde serão lançadas produções musicais por meio de sete CD's.
No ano de 1996 surge a primeira identidade da Eco Cultural, definindo as cores que estão presentes até os dias de hoje.
Onde tudo começou!